top of page
Buscar


Atemporal é um termo que sempre uso no processo de consultoria de estilo pessoal. Significa que a peça vai permanecer atual durante anos, independente da moda ou da tendência do momento e que ela servirá como ponto de conexão em diferentes looks.


A peça atemporal não precisa ser, necessariamente, clássica, como um blazer ou um sapato de biqueira preta estilo Chanel. Ela precisa ser um elemento que representa - e representará você por um longo espaço de tempo.


Um tênis All Star branco ou mesmo um Adidas Stan Smith são acessórios atemporais, que permanecem atuais desde seus lançamentos. Se você não sabe o All Star, nome brasileiro, para o Converse Chuck Taylor, foi criado em 1917, para ser usado na prática do basquete. Desde então, é um calçado que faz parte do repertório de estilo de bebês e de senhoras francesas com mais de 60 anos.


Contudo, nem só de peças atemporais ou clássicas vive um guarda-roupas. Elas são o esqueleto de um armário inteligente, pois são bons investimentos, são sustentáveis (em termos de durabilidade e usabilidade), versáteis, funcionais e fonte de criatividade. Ou seja, são excelentes investimentos na construção da imagem.




Se você quer se aventurar em novas modelagens, cores ou em peças que não fazem parte do seu repertório do vestir, faça um teste para saber se aquela tendência é para você.


Não estou falando de idade ou de corpo e, sim, de conforto emocional e imagem. Para ampliar seu repertório de estilo é preciso entender como determinado elemento de design faz você se sentir ao se olhar no espelho. Este item vai fazer diferença no seu guarda-roupas, vai dar a você novas possibilidades? Representa, como mensagem visual, a imagem que você procura para si? Faz você se sentir bem, andar ereta e despreocupada?


Para responder a estas perguntas é preciso experimentar, porque a construção do estilo é um jogo de tentativa e erro e, na maioria das vezes, a resposta correta não vai surgir na primeira loja.


Vá ao shopping, com tempo e sozinha, de preferência maquiada e penteada e experimente a peça tentativa em 3 ou 4 lojas e avalie cada uma delas em termos de conforto físico, caimento e função (ou seja, como você pode coordena-la com o que já está no armário). Tire uma foto e não compre nada.


Vá para casa e avalie as fotos, incluindo a sua expressão facial. É ali que você vai entender se a peça trouxe benefícios emocionais para você. Por isso, eu sugiro a atenção a aparência: a luz do provador e o seu próprio julgamento podem tirar seu foco e mexer na sua autoestima. Se não quiser se arrumar, tire a foto do pescoço para baixo.


A peça que vai entrar no seu armário é aquela que não vai sair da sua cabeça nos dias seguintes ao seu passeio.






Acessórios são elementos de design e de acabamento de um bom look.


Complementar um look com acessórios, sejam eles bolsa, cinto, bijouteria, "informa" a quem vê que houve estratégia no vestir. Este simples ato transmite cuidado consigo mesma, o que faz com que você seja percebida como alguém confiável e organizada. Pode parecer besteira, mas um sapato desgastado pode acabar com as suas chances de um bom emprego ou mesmo de um encontro. Pense na forma como você avaliaria alguém que chega desleixado numa entrevista: você contrataria alguém que não se preparou, minimamente, para estar ali?


A peça correta pode elevar o status da sua produção de todo dia, pode definir intenção na mensagem visual que você transmite, funciona como ponto focal e pode criar uma melhor proporção na sua silhueta.


Os colares longos, assim como os cintos, são excelentes itens para alterar, visualmente, a proporção corporal. Enquanto os primeiros funcionam como um "decote" profundo sobre uma camiseta, dando a impressão de menor volume na parte de cima do corpo, os segundos funcionam como uma segunda cintura, deixando a parte de cima do corpo mais proporcional em relação a de baixo, seja na altura, seja no volume.


Acessórios também funcionam como assinatura de estilo, a sua marca registrada no vestir. Pode ser um modelo específico de calçado, um par de óculos de grau ou mesmo um tipo de bijouteria.



bottom of page