É no espelho que você vai encontrar as respostas que busca: seus pontos fortes, o que você não gosta tanto, o que funciona, o que representa você e, finalmente, sua essência.


Livre-se de julgamentos. Aceite o que você tem. Sem emoção, sem opiniões externas, sem comparações. Veja no reflexo como é seu corpo hoje e como você vive. Negar qualquer um destes pontos vai trazer frustração ou algum tipo de insatisfação, o que é péssimo para a autoestima.


Olhe para a figura refletida: analise a cor e o corte do seu cabelo, suas curvas e as proporções do seu corpo. Olhe de frente, de costas e de lado. Avalie se há harmonia entre o comprimento do seu cabelo, das suas pernas, a largura dos seus ombros e de seus quadris.


Não estou propondo um exercício de auto-flagelo. É preciso entender e avaliar – sem emoção - o material com que se vai trabalhar. No caso, seu próprio corpo.


Reavaliar nosso corpo e repensar crenças e julgamentos traz um alívio enorme e, na maioria das vezes, nos faz enxergar aspectos positivos que nunca havíamos considerado.


É libertador! Sem este olhar nu e cru sobre quem verdadeiramente você é, fica impossível criar um estilo pessoal ou mesmo refletir a sua personalidade na maneira com que você se apresenta para o mundo



Se você trabalha na área comercial, é gestor ou com o público em geral, a maneira como você se comunica não verbalmente é ainda mais importante. É a partir dela que você será avaliado, contratado ou questionado.


Uma voz hesitante ou um olhar para além da câmera numa entrevista para a televisão pode colocar a sua credibilidade e a da empresa a perder, uma postura discreta demais ou encurvada numa palestra pode aparentar que você não sabe do que está falando ou não gostaria de estar ali, mesmo que você só seja uma pessoa tímida.


Falo por experiência própria, fazer um curso básico de oratória fez toda a diferença na minha vida profissional: na anterior, negociando contratos e apresentando campanhas de

publicidade e projetos e, na atual, ministrando palestras e treinamentos sobre imagem.


O media training, treinamento de porta-vozes, é fundamental para aqueles que têm posição

de destaque e precisarão, em algum momento, lidar com a imprensa. Se você almeja cargos de liderança, invista neste tipo de treinamento, mesmo que a empresa em que você trabalha atualmente não ache relevante ou não pague por ele.



Se você vai fazer uma viagem internacional, sobretudo, daquelas que têm conexão, a bagagem de mão é a sua maior aliada. É ela quem vai salvar você se houver um atraso no 2º voo, se a sua bagagem extraviar ou se você chegar muito antes do horário do check in do hotel.


Numa viagem longa, com muito tempo de espera entre um vôo e outro, vale a pena descobrir se o aeroporto ou lounge da companhia aérea oferecem banheiros

com chuveiro para que você se recupere da primeira etapa da viagem.


Tenha na sua bagagem de mão o seguinte:

  • 2 mudas de roupa intima (eu levo a necessaire toda!)

  • 2 Camisetas ou blusas

  • 1 jaqueta ou malha de frio para o avião

  • 1 pashmina ou lenço

  • Necessaire transparente com kits básicos de maquiagem, escova e pasta de dentes

  • Itens de maior valor como bolsas e jóias

Se você tem dificuldades de montar uma mala de viagem enxuta e versátil, contrate o serviço de mala de viagem, presencial, disponível para o Rio de Janeiro.