Buscar
  • Gaby Beraldo

Você sabe seu formato de corpo?


Saber responder esta pergunta facilita enormemente a tarefa de se vestir bem. Avaliando corretamente o seu tipo de corpo, você evita comprar peças que ficam lindas na vitrine e um desastre quando chegam em casa. Vestir-se bem não é uma questão de orçamento, é entender como a proporção das roupas pode fazer com que você ressalte o que tem de melhor.

Para isso, você precisa identificar em que categoria se encaixa: ampulheta, retângulo, triângulo invertido, oval ou triângulo (também conhecido como pera). Algumas pessoas conseguem identificar “no olho” seu tipo físico, mas se você está na dúvida, pegue uma fita métrica e meça a largura dos seus ombros, da sua cintura e dos seus quadris. Note que não estamos falando de circunferência, e sim da distância de um lado a outro.

O tipo ampulheta é considerado o ideal, pois ombros e quadris tem a mesma largura, enquanto a cintura tem medida muito menor. Valorizar o colo e a cintura são sempre as melhores sugestões para este grupo. O tipo triângulo é o mais comum entre as brasileiras, que possuem ombros estreitos e quadris mais largos. O formato triângulo invertido é mais comumente associado aos atletas, sobretudo nadadores. Estes, tem os ombros mais largos e cintura e quadris estreitos.

O truque é sempre equilibrar as proporções do corpo: ombros largos pedem decote V ou roupas mais “sequinhas” em cima e mais retas ou com volume embaixo. Já o formato triângulo pede peças mais volumosas e até listradas na parte de cima. Quem tem corpo de formato quadrado, deve procurar peças acinturadas ou criar a ilusão de cintura com sobreposições.

Acessórios são sempre excelentes opções para ressaltar e equilibrar as proporções do corpo: um colar próximo ao pescoço chama atenção para o colo e para o rosto, desviando a atenção do restante do corpo para quem está acima do peso, por exemplo. Quem tem quadril estreito pode se valer de bolsas mensageiro ou até pulseiras grandes para trazer mais volume para a parte inferior. E quem tem corpo ampulheta e seios,como eu, deve fugir das golas muito próximas ao pescoço ou vestidos retos e muito estruturados.

A revista Marie Claire fez uma seleção de looks que mais combinam com cada formato de corpo. Se você já descobriu o seu, acesse esse link: http://revistamarieclaire.globo.com/Moda/noticia/2014/09/guarda-roupa-perfeito-pecas-mais-indicadas-para-cada-formato-de-corpo.html


8 visualizações