top of page
Buscar
  • Gaby Beraldo

Moda x Modismo


Outro dia, me perguntaram se estava mesmo na moda usar lingerie à mostra. Minha primeira resposta foi "nunca", mas a pessoa me mandou alguns links mostrando os tais strappy bras, que começaram a pipocar nas matérias de moda e comportamento. Até Ana Maria Braga mostrou como usar então, entendi o que a pessoa queria dizer.

Lingerie à mostra para mim, é alça do sutiã aparecendo. Como a minha sobrinha de 12 anos disse estar na moda, já que todas as meninas da escola usam. Ouvi essa mesma resposta de duas outras adolescentes da mesma idade, sobre o uso de outras peças.

Comecei então a traçar um paralelo entre as duas histórias. O strappy bra (que é um top com várias alças e diferentes desenhos) está na moda, quer dizer, é uma peça que foi desenvolvida de acordo com tendências pesquisadas, está nas lojas e nos editoriais de revista. Já o sutiã aparecendo é modismo (aliás, dos mais deselegantes, não importa a idade nem a cor da lingerie). Ou seja, alguém "popular" começou a usar uma lingerie comum à mostra e outros seguiram.

É muito comum termos este tipo de dúvida em relação ao que se vê nas ruas em termos de vestuário, principalmente numa era onde a disseminação de informação e compartilhamento de conteúdo é tão rápido. Sem contar com o poder influenciador das novelas.

Quer mais exemplos de modismo? O cabelo do Neymar, a calça arrochada dos sertanejos, a coleira dourada da personagem de Giovana Antonelli em " A regra do jogo" e outros tantos como o laço da Viúva Porcina, o shortinho da Babalu e a meia de lurex de Sônia Braga em "Dancing Days".

O que está na moda, então? As sandálias gladiadoras e as flatforms, maiô, macacão, jeans rasgado, grafismos e as estampas florais. Veja mais aqui: Top 5 Tendências para 2016 pela WGSN

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page