Buscar
  • Gaby Beraldo

Estado e Estilo: dá para combinar?


Rainha, Primeira Ministra e Primeiras-Damas...Letizia da Espanha, Theresa May, Michelle Obama e Carla Sarkozy; mulheres de diferentes idades e países mas com uma imagem forte, elegante e ligadas a grandes nações.

Representantes de seus países e do regime que os rege, todas elas têm em comum uma imagem jovem, moderna e apropriada a seus cargos.

Assim como Kate Middleton, Letizia de Asturias não fazia parte da nobreza europeia antes de se casar com o Rei Felipe. Era a Renata Vasconcellos da Espanha. Isso mesmo, apresentadora de telejornal. Mesmo tendo se tornado princesa e depois rainha, com a abdicação do sogro, nunca deixou o protocolo real influir em seu estilo pessoal. Precisou se adequar a algumas regras básicas como o uso de chapéu, o pouco decote e um comprimento de saia mais próximo do joelho, mas mantém-se fiel ao contemporâneo romântico, assim como a duquesa de Cambridge.

A Primeira- Ministra britânica é um show a parte. Sou fã há anos! Política de carreira, sempre enfrentou o tradicionalismo e a caretice das instituições britânicas com muita personalidade. Já foi matéria da Vogue e de outras revistas do segmento e sempre disse que amava moda. É uma das mulheres mais poderosas do planeta e mesmo assim, não deixou de lado seu estilo contemporâneo moderno. Tem uma imagem forte, polida, elegante e muito séria e, nem assim, deixa de usar seu sapatinho animal print. Outro momento ilustre: o terninho de tartan escocês Viviene Westwood, que usou no Parlamento.

Michelle Obama é outra imagem ícone na política mundial. Ela é chique, pop, poderosa e faz compras no shopping igual a mim e a você (menos os 10 seguranças, claro!) . Ela usa J.Crew e Jason Wu com a mesma desenvoltura. Seu estilo: tradicional romântico.

FLOTUS sabe como ninguém usar cores e estampas a seu favor e não abre mão das saias evasés e dos cintos, que equilibram muitissimo bem sua silhueta triângulo. Usar cor, saia rodada ou tomara que caia fere o protocolo? Não. Estampa faz parecer infantil? Não. E o vestido curto? Na altura do joelho é super apropriado para uma mulher de 52 anos que está com tudo em cima. Ela usa calça de ginástica e tênis também e já foi assim em vários programas de TV para divulgar seu projeto contra a obesidade infantil.

Carla Sarkozy também precisou adaptar seu estilo esportivo sexy de supermodelo e cantora para viver no Elysée, mas nem por isso se vestiu como uma senhora de idade. Mesmo de tailleur azul marinho, deixou seu look mais moderno usando sapatilhas e uma tiara nos cabelos. A ex-primeira dama francesa já posou nua e teve casos tórridos. Alguém lembrou? Não. Todo mundo ficou inebriado pelos estilos e as muitas joias que a Bulgari faz questão de ceder a ela.

Então, é possível sim, ter um cargo político ou ter uma função importante dentro do regime do país ou do governo e ainda sim ter uma imagem feminina, elegante, que traduz o estilo pessoal de cada uma. Dá para combinar estilo e política sendo adequada e coerente com o evento, a situação do país e o protocolo sem ficar simplória ou exagerada.

Mais sobre o estilo de Theresa May aqui , de Letizia Ortiz aqui, de Carla Sarkozy aqui e de Michelle Obama aqui

#MichelleObama #theresamay #letiziadaespanha #estilo #torys #parlamentoingles #inglaterra #espanha #estadosunidos #primeiradama #rainha #primeiraministra #KateMiddleton #monarquia #FLOTUS #carlasarkozy

54 visualizações