top of page
Buscar
  • Gaby Beraldo

Interpretando o dresscode corporativo


Já sabemos que a "primeira impressão é a que fica", ou seja a imagem que você passa ao seu interlocutor é formada quase que imediatamente após a apresentação. Gostando ou não, estamos sendo julgados o tempo todo pelo que vestimos, falamos e como agimos.

No ambiente de trabalho não é diferente. Saber se vestir - e, claro, se portar dentro e fora do ambiente corporativo (alô, pessoal que curte rede social) é peça fundamental no sucesso profissional. Por isso, se o seu local de trabalho possui um código de vestimenta, seja muito fiel a ele.

Se o dresscode é formal significa que homens e mulheres devem usar terno/tailleur, camisa e sapatos fechados, cores sóbrias nas peças principais e acessórios discretos. Formal não é roupa de festa, nem significa ser chique. Formal quer dizer: sóbrio, conservador, contido.

Assim como o casual não significa esportivo e o informal não se traduz em desleixado. No primeiro caso, quer dizer, basicamente que não se usa terno, mas que a alfaiataria é recomendada e o jeans fica para a sexta-feira. No segundo, significa um visual bem mais relaxado, com muito jeans e tênis. Porém, não quer dizer que você possa ir de short, chinelinho, roupa de ginástica (nem o tênis) ou com a camisa do seu time (ou aquela t-shirt engraçada do Mussum).

O truque é passar uma semana observando seus pares e, principalmente, seus superiores. Analise o que eles vestem, preste atenção nas cores, nos acessórios e pratique o bom senso. E no primeiro dia? Se você não for advogado ou trabalhar num banco, opte pelo infalível: calça e camisa de botão branca ou azul, sapato social. Para homens e mulheres. E nada de mostrar seu estilo pessoal logo no primeiro momento: a estampa de onça para uma ocasião mais festiva.

E uma dica para toda a vida, local e situação, pense nos outros: evite fragrâncias muito fortes ou doces, guarde a bijoux barulhenta em casa, não fique exibindo sua lingerie em tecidos transparentes ou em peças de caimento ruim e não fique pendurado no celular.

No mais, o básico: cabelos, unhas e maquiagem bem cuidados, roupas passadas e sem nenhum defeitinho e sapatos limpos.

162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page