top of page
Buscar
  • Gaby Beraldo

Vai para o pódio ou não vai?


Já falamos sobre o "athleisure" aqui. Este verbete, já incluído nos dicionários de língua inglesa significa "vestuário casual destinado a ser usado tanto para exercício quanto para o dia-a-dia. "

A tendência tornou-se tão popular, que vimos grandes nomes da moda, da cultura pop e da indústria de material esportivo se unindo para criações que vão além das academias. Kanye West e Adidas, Rihanna e Puma, Riccardo Tischi, da Givenchy e Nike, sem contar com as marcas brasileiras Farm, com Adidas e Converse, Reserva e New Balance entre muitos outros.

Uma das razões para a popularidade do athleisure é a mudança na forma de se fazer moda. As coleções têm se tornado mais comerciais, mais usáveis e menos conceituais. Os mercados precisam se movimentar e superar a velocidade com que as marcas de fast fashion transformam uma peça desejo em item de coleção.

Em termos de funcionalidade, temos também a oportunidade. Existia um espaço enorme no mercado, sobretudo no Brasil, que até então não havia sido preenchido: da roupa esportiva estilosa, com bossa e tecnologia, que pudesse ir tanto a academia quanto aos compromissos mais informais.

A internet e a geração millenial também têm influência nessa tendência. A proliferação de imagens de streetstyle e a criatividade com que estes jovens compoem seus looks e como se inserem no mercado de trabalho cada vez mais informal e virtual, fizeram com que a roupa esportiva tomasse lugar de peças mais elaboradas e com mais manutenção.

E aí, essa tendência veio para ficar? Segundo a revista Forbes, sim. A indústria da moda teve ganhos significativos inserindo o conceito em suas prateleiras. A Vogue também acredita que a tendência ainda permanece em 2017 - 2018, mas uma pegada mais elegante. Sai a referência mais jovial, do skate e do surfe e surge um visual mais clássico, focado em esportes mais nobres e coordenações menos sutis: uma peça esportiva combinada com outras mais formais. Numa alusão totalmente da minha cabeça: menos Adidas e mais Hermès.

* Na imagem, as coleções outono-inverno 2017 de Rag & Bone, Dior e Versace

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page