Buscar
  • Gaby Beraldo

Estilo consciente


Você já percebeu uma nova maneira de consumir a moda. Hoje em dia, o bacana é repetir roupa, ressignificar as peças que estão no guarda-roupa e até mesmo criar novos modelos com o que você não usa mais.

Esse movimento surgiu com a preocupação com o meio ambiente e o impacto que a produção têxtil tem na natureza. No nosso caso, especificamente, tem a ver com a crise econômica avassaladora que o Brasil enfrenta.

Falando do indivíduo - e do estilo pessoal, que é nosso objetivo aqui - esse novo jeito de pensar se refere a auto-estima, o conforto e a segurança que temos com o nosso próprio corpo e como vamos valorizar o que temos. É tempo de fazer escolhas e ser feliz.

E qual é a relação entre os temas? Saber comprar com consciência, significa entender seus desejos, seu tipo físico e o quanto aquela peça vai durar na sua vida.

1. Cor: invista mais dinheiro em peças neutras e deixe as coloridas ou muito estampadas para as liquidações e fast-fashion

2. Corte: dê preferência aos clássicos e atemporais.

3. Caimento: a roupa deve vestir bem na hora da compra. Cheque se a cava da manga é confortável, se a costura está na ponta do ombro, se a bainha está na altura adequada, se o cós não repuxa e se os botões não estão abertos.

4. Modelagem: nem sempre o que é moda fica bem em todos. Ou é adequado para a rotina, então, deixe as tendências fashionistas para as editoras de moda e blogueiras. Você pode ficar na moda sem investir numa peça que vai durar 3 meses.

5. Qualidade: leia a etiqueta e veja de que material é feito. Depois, cheque o acabamento das peças.

6. Manutenção: antes de comprar, pense se a peça precisa de lavagem especial ou outros cuidados. Se seu orçamento não comporta idas frequentes a tinturaria ou você não tem tempo para lavá-las a mão, deixe na loja.

7. Planejamento: saiba quanto tem para gastar e mantenha-se no orçamento. Tenha sempre uma lista de coisas que você gostaria de comprar e revisite-a.

8. Entre em todas as lojas: mesmo as lojas mais caras têm promoções e peças com bom custo x benefício. As mais baratas também, principalmente na seção de acessórios.


17 visualizações