top of page
Buscar
  • Gaby Beraldo

A mensagem subliminar das cores


Existem muitos estudos sobre a influência das cores do ambiente no nosso humor. Na consultoria de imagem e estilo, avaliamos o impacto das cores sobre a combinação de tons dos nossos cabelos, olhos e pele.

Contudo, quase sempre esquecemos de avaliar a mensagem que as cores das nossas vestimentas passam para os outros. Transmitem estado de espírito, personalidade e até podem se tornar a marca pessoal de cada um. Como bem disse a consultora de moda Cris Guerra, usamos as cores para nos curar de tristeza, preguiça ou mesmo para animar um dia de chuva. Quem nunca colocou um batom vermelho para levantar o astral, que atire a primeira pedra.

No ambiente corporativo, as cores também transmitem mensagens importantes, principalmente durante uma entrevista de emprego. Sempre recomendamos o azul, que passa seriedade e confiabilidade na medida correta. O azul é amigável, sóbrio sem ser austero e, quando usado em um tom mais claro, próximo ao rosto, traz luminosidade e jovialidade.

O preto é atribuído a posições de poder, liderança, mas ao mesmo tempo também significa ausência de luz. Já o cinza é elegante e correto e demonstra segurança.

E o amarelo, o rosa e o vermelho? Dependendo do grau de formalidade da empresa, é melhor evitar. Estas cores nem sempre são associadas a aspectos positivos: podem remeter à sensualidade ou excesso de informalidade ou de jovialidade. As estampas graúdas, com muito contraste, seguem no mesmo espectro. Mas, se você é uma arquiteta, designer ou publicitária, vá em frente!

564 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page