Após a conversa inicial e a avaliação do estilo, marco uma visita a casa da cliente. Neste encontro, faço a avaliação do tipo físico, das peças que já se encontram no guarda-roupa e do estilo de vida da cliente. Este momento é crucial para confirmar o direcionamento do trabalho de consultoria, pois o armário e a decoração da casa refletem com mais precisão o momento da pessoa.
Embora os programas de TV mostrem consultores jogando todas as peças numa lata de lixo ou criticando o estilo atual da cliente, na consultoria de estilo real, as coisas acontecem de forma diferente. Durante todo o processo, existe uma conversa entre a profissional e a cliente, na qual serão discutidos: o uso (ou não) de cada peça, memórias afetivas guardadas no armário, motivos pelos quais cada item foi adquirido e questões técnicas pelas quais as peças serão descartadas ou alteradas.
Ao final, será feita uma lista preliminar do que deve ser comprado para tornar o guarda roupa mais funcional e versátil, de acordo com o orçamento e o novo estilo da cliente.