Mesmo em tempos de dólar acima de R$4, ainda vale a pena comprar alguns itens fora do país. A tentação dos outlets, que oferecem preços baixos e ainda mais descontos para os turistas pode trazer muito mais do que excesso de bagagem. A ressaca moral não tem limites, mas seu cartão, tem!
Então, para evitar o susto e o rombo na conta bancária na volta das férias, é preciso planejamento e calma. Anote aí algumas dicas:
1. Leve o orçamento das compras em espécie, assim você evita os 6,8% de IOF do cartão e a oscilação do câmbio no dia do fechamento da fatura
2. Lembre-se de que o preço da etiqueta não é o valor final a ser pago, principalmente nos EUA. Cada estado tem uma taxa específica para compras. Na Europa, o imposto chama-se VAT e é reembolsado no aeroporto.
3.Tenha uma lista das coisas que você quer comprar e saiba o quanto elas custam no Brasil. Se a diferença de preços for pequena, vale mais a pena comprar aqui, parcelado.
4. Antes de passar no caixa: experimente, olhe-se em todos os ângulos, sente-se, estique os braços e feche todos os botões
5. Responda SIM a todas estas perguntas: "é bonito?", ''é útil" , "combina com o que já tenho? ", "vou usar mais de 3 vezes em um único mês? "