top of page
Buscar
  • Gaby Beraldo

Comunicando intenção



Você deve ter visto ou lido inúmeras matérias sobre a posse do presidente dos EUA, Joe Biden e sua vice, Kamala Harris.


Um dia histórico e cheio de esperança para o povo americano, foi também pontuado por mensagens não-verbais com muita intenção, propósito e consistência.


Começando pelas cores escolhidas pela Vice Presidente e as ex-primeiras-damas, Michelle Obama e Hillary Clinton no dia da posse e da Dra Jill Biden no evento do dia anterior: o roxo. A cor nos remete à: autoridade, fé , respeito, sobriedade, pois é a cor associada aos sacerdotes da Igreja. Em tons mais claros, é associado à calma e à tranquilidade (características da lavanda) . Michelle Obama e suas filhas usaram variações de roxo na posse do segundo mandato de Obama.

Quanto à mensagem política, o roxo é associado ao movimento de 1913, que advogava pelo voto feminino e à primeira mulher negra a concorrer à Presidência dos EUA em 1972. Em ambos os casos, o material de campanha era em tons de roxo. É também a união das cores dos dois partidos norte-americanos, Democrata (azul) e Republicano (vermelho), ou seja, representa a união.


O azul claro do vestido da primeira-dama e das gravatas do presidente eleito e ex-presidentes democratas, Clinton e Obama, é a cor do partido Democrata e representa estabilidade e proximidade.


Mas, e a escolha dos estilistas e das atrações do evento de posse? Tudo foi absolutamente pensado e planejado para representar os valores e objetivos do governo Biden-Harris. Joe Biden e Hillary Clinton usaram Ralph Lauren, o ícone do estilo americano, Kamala Harris e Michelle Obama usaram peças de designers negros em ascensão e a Dra Biden,usou peças de jovens designers americanos, além de máscara feita de material reciclado.


A escolha de Jennifer Lopez e Lady Gaga também não foi baseada em popularidade. Ambas são descendentes de imigrantes (porto-riquenhos e italianos, respectivamente) e apoiam a causa LGBT. As cantoras também usaram cores que representam valores democratas: JLo, de branco e laço no pesçoco, ícones do movimento sufragista e Gaga, de vermelho e azul, com a pomba da paz.


A poeta Amanda Gorman, jovem negra, filha de mãe solteira, fechou o evento, representando a esperança num futuro melhor, mais inclusivo e diverso para os EUA.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page