top of page
Buscar
  • Gaby Beraldo

Kamala Harris: uma lição de imagem pessoal


O look escolhido por #kamalaharris para o discurso da vitória não poderia ser mais cheio de significados. A VP eleita dos EUA mostrou, na sua escolha, como trabalha sua imagem pessoal de forma clara, consistente e coerente.


Seu discurso foi sobre dar voz às mulheres, sobretudo às minorias e ressaltar sua força e seu poder de realização. A escolha de um terno branco de Carolina Herrera, mulher latina e imigrante, que ergueu uma marca de sucesso nos EUA, comunica exatamente o que prega o discurso. E o que mais a imagem da ex- senadora da Califórnia comunicou?


1. Sorriso: acolhimento, proximidade, empatia, gentileza (repare na frase no telão no palco)


2. Aparência: cabelos com ondas próximas ao rosto, cílios postiços e maquiagem leve trazem suavidade às feições e expressões faciais


3. Pausas secas na fala: reforço na mensagem, assertividade, compromisso


4. Branco: referência às "suffragettes", mulheres que lutaram pelo voto feminino. Também representa paz, transparência e pureza. Foi usado por outras congressistas do Partido Democrata nas últimas eleições e por Hilary Clinton em 2016.


5. Terno com ombreira marcada: autoridade e poder


6. Blusa com laço: referência ao protestos de 2018, em favor da sueca Sara Danius*. Também transmite feminilidade e delicadeza.  


*Sara Danius foi a primeira mulher a ocupar o posto de secretária permanente da Academia Sueca, entidade responsável pelo Nobel de Literatura. Em 2018, em meio à escandalos sexuais e corrupção envolvendo membros da Academia, foi afastada da instituição, vítima de machismo. Como forma de protesto, milhares de mulheres suecas saíram às ruas com blusas de laço, em referência ao look preferido de Sara.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page