- Gaby Beraldo
O que é avaliado no teste de coloração pessoal?

O teste de coloração pessoal é uma ferramenta utilizada na consultoria de imagem e estilo que avalia a forma como a luz natural se comporta no rosto da cliente e, consequentemente, quais são os tons que melhor reagem a sua pele.
Quase todas as cores funcionam próximas ao rosto, com exceção do preto - que só favorece as peles de inverno - e do laranja - que só favorece as peles quentes. O branco também realça poucos tipos de pele. O tom ou a cor errada próxima ao rosto empalidece, ressalta marcas e olheiras e dá um efeito mais acinzentado a pele.
No que diz respeito a maquiagem, o teste de coloração pessoal ajuda na escolha da base e do corretivo (avaliação do subtom de pele) , na avaliação da intensidade (brilho/opacidade) e profundidade (claro/escuro) de sombras e batons. O teste orienta ainda quais são os melhores tons de iluminador/bronzer e blush
Em relação aos acessórios: óculos de grau e de sol, brincos, colares e lenços, o resultado do teste de coloração pessoal oferece opções de tons, formatos e materiais adequados para cada beleza.
E, como isto é feito? Avaliando o contraste entre pele, olhos e cabelo, temperatura e subtom de pele; intensidade e profundidade, em detalhes. São utilizadas mais de 20 bandeiras de tecidos, que combinam diferentes cores, em variados tons.
Pelo método sazonal expandido, a combinação destes resultados se traduz em 12 cartelas de coloração pessoal, que indicam as 2 principais características da pele.