Buscar
  • Gaby Beraldo

Combinando cores


Quantas cores podem ser usadas num único look? Dá para usar várias cores e nenhum neutro?

Sim, você pode combinar 3 cores diferentes sem usar um tom neutro de ligação num mesmo look. A regra é usar cores que sejam equidistastes no círculo cromático. Complicou? Imagine um triângulo no meio do círculo e veja quais cores estão sendo tocadas pelas pontas da figura. Note que as cores estão 3 "casas" umas das outras.

O segredo para um look harmônico é escolher uma cor dominante e usar as demais em menor proporção. A combinação mais comum é a tríade primária: azul, vermelho e amarelo. A tríade secundária: laranja, verde e roxo (mistura das cores primárias) também é bastante vista.

Existe ainda uma outra combinação de 3 cores, chamada complementar dividida. Neste trio, temos uma cor principal somado com as duas vizinhas da cor diretamente oposta do círculo cromático. Por exemplo, se verde for a cor principal, ela será combinada com rosa e laranja.

Usar uma cor dominante e uma segunda em dois tons diferentes também criam um look interessante e moderno. Se você quer tentar mas não tem certeza, pode combinar neutros escuros como marinho e preto com uma outra cor.

#triade #circulocromatico #neutros

10 visualizações