Buscar
  • Gaby Beraldo

Desapega, mulher!


Sempre que começo um trabalho de consultoria, me surpreendo com o apego que as clientes têm com as peças do armário. E, não estou falando aqui do vestido de noiva ou do primeiro presente que ganhou do marido ou no Dia das Mães: são peças sem nenhuma memória afetiva ou que marcaram um período feliz da vida da pessoa (o jeans que servia na faculdade é o campeão do apego!).

Normalmente, são estas as clientes que me procuram porque têm um closet abarrotado e acham que não têm o que vestir. Por isso, é importante fazer uma limpeza no armário a cada 6 meses. Só assim, você conseguirá reaver aquela peça bacana, super coringa, que comprou e nunca usou; vai descobrir que tem muito mais camisetas pretas do que precisa ou vai perceber que tem muitas cores e nenhum neutro para coordenar.

Quer ver como é fácil?

1. Você não precisa de mais de 5 calças jeans: mesmo que seja este seu uniforme de trabalho, esta quantidade é suficiente para usar a semana útil toda sem repetir. Usou duas vezes, direto para a máquina de lavar, OK?

2. Se você não usa há mais de 6 meses: doe. Tem gente precisando. Se for uma peça de qualidade, leve num brechó e comece uma "poupancinha" para a sua próxima compra. Sustentabilidade e economia numa tacada só

3. Roupas com etiqueta: brechó ou um bazar entre as amigas. Uma boa ideia de renovar o acervo sem gastar uma fortuna!

4. Oldies but goldies: aquela malha suuuuper confortável, da cor que você ama, mas que está puída ou cheia de bolinhas pode ir para uma instituição de caridade. A desculpa de que "é roupa de ficar em casa" não cola tá? E se o seu vizinho - gato bater na porta ou você for obrigada a sair na pressa??

5. Foi do meu aniversário de 15 anos: preciso dizer?? Se você fez uma festa para comemorar esta idade, certamente usou o modelito entre as décadas de 80 e 90, ou seja, não vai ficar bom nem vai voltar à moda.

6. Quando eu emagrecer...: não gaste dinheiro à toa. Comprar uma peça que não serve, não é estimulo para dieta e sim uma grande armadilha para a ansiedade. Deixe esta compra como um "presente de merecimento"

7. Não combina com nada que eu tenho: nem deveria estar no armário então...


5 visualizações